Regulamento SEBAR -SE 2008
ARTIGO 1: DAS INSCRIÇÕES
A. Seletiva Estadual de Basquete de Rua 2008 será composta por equipes Masculinas, praticantes de Basquete de Rua, e que sejam do Estado De Sergipe.B. As inscrições devem ser feitas na sede da Casa da Rua da Cultura localizada a Praça Camerino, 210 – Centro, ou ainda pelo email cufasergipe@gmail.com.
B. As inscrições serão realizadas entre o dia 02 de abril de 2008 e 18 de abril de 2008. Inscrições recebidas após a data mencionada anteriormente não serão consideradas, permanecendo em “fila de espera” em caso de desclassificação ou desistência de equipe pré-inscrita.D. As Equipes inscritas serão divulgadas e informadas através do blog http://cufase.blogspot.com/
C. Só poderão ser inscritos atletas com idades entre 15 e 29 anos.
ARTIGO 2: DO SISTEMA CLASSIFICATÓRIOA. As equipes Masculinas serão distribuídas uniformemente em 2 Etapas Classificatórias, através de sorteio a ser realizado no Congresso Técnico com a presença da comissão organizadora do evento e de 1 representante de cada equipe inscrita no dia X de X de 2008, às X horas, no local a definir.
A. As 4 melhores equipes masculinas de cada Etapa (1°, 2°, 3° e 4° lugares) se classificarão para a Quartas-de-Final, a ser realizada na 2ª Etapa, juntamente com a semi-final e final. C. Em todas as Etapas, o sistema de jogo adotado será o ELIMINATÓRIO SIMPLES (mata-mata).D. A REPESCAGEM será na 2ª Etapa.Todas as Equipes inscritas no Campeonato estarão classificadas para a repescagem em caso de derrota e não-classificação nas etapas anteriores. As 4 melhores equipes classificam-se para Etapa final do Campeonato.
ARTIGO 3: DA REALIZAÇÃO DAS ETAPAS
A. A Seletiva Estadual de Basquete de Rua acontecerá nos dias 26 e 27 de Abril.
B. As 2 etapas acontecerão em bairros e/ou cidades que estejam no território do Estado de Sergipe. Esses locais, bem como a participação das equipes em cada Etapa, serão definidos no Congresso técnico (ver art.2) e será divulgado ostensivamente no blog http://cufase.blogspot.com/ no mesmo dia.C. Em caso de o Evento ser em outro município afastado mais de 50km dos limites de Aracaju (fora do Grande Aracaju), a Comissão organizadora providenciará transporte e alimentação para as equipes INSCRITAS E CONFIRMADAS.
ARTIGO 4: DAS EQUIPESA. Cada equipe é composta por 06 atletas (04 titulares e 02 reservas) e 1 representante técnico.B. Durante os jogos só é permitido na quadra a presença de 01 técnico (estabelecido no chek-in de confirmação de presença da equipe em cada etapa).C. As equipes devem informar no Congresso Técnico (ver art.2) a cor e número do uniforme e nome dos atletas componentes. Em caso de duas equipes se enfrentarem com uniformes de cores próximas, a Comissão Organizadora realizará sorteio para que uma das Equipes utilize um segundo jogo de uniformes. D. Caso os procedimentos descritos não sejam cumpridos, a Comissão Organizadora tomará as decisões cabíveis, sentindo-se apta inclusive a desclassificar a Equipe.
ARTIGO 5: DO INÍCIO DAS ETAPASA. A chegada das Equipes inscritas em cada Etapa Classificatória será às 12:30 horas. Deve-se imediatamente efetuar o Chek-in, procedimento a ser realizado com todos os atletas que compõem a Equipe. Às 13 horas e 00 minutos será realizado o Sorteio de confecção das Chaves, que definirá os jogos que acontecem no dia. É fundamental a presença de um representante ou técnico de cada equipe presente neste momento. Às 13:30 horas inicia-se impreterivelmente o primeiro jogo do dia.B. Qualquer argumentação que fuja do estipulado no parágrafo acima deve ser informado o mais cedo possível a Comissão Organizadora.
ARTIGO 6: DO INÍCIO DOS JOGOSA. As equipes serão informadas da ordem dos jogos no término do sorteio que define a Chave do dia. Também será anunciado através do sistema de sonorização do evento o jogo corrente bem como o jogo subseqüente. As equipes devem estar atentas e preparadas, devendo estar na área de entrada da quadra, uniformizadas e aquecidas, 10 minutos antes do seu jogo.
ARTIGO 7: DAS REGRAS DO JOGOA. Os jogos serão disputados em espaço de quadra inteira com medida de 11m de largura por 22 de comprimento (salvo em casos em que for preciso se adaptar as possibilidades do espaço físico, conforme as regras da cultura de rua). Serão utilizadas duas tabelas com altura de 3,09 m. Os jogos terão duração de 15 minutos (dois tempos de sete minutos e meio com 1 minuto de intervalo).B. O início da partida será definido por sorteio. No segundo tempo a saída da bola será para a equipe que perdeu o sorteio(par ou impar).C. Cada equipe terá direito a 01 tempo técnico de 30” durante a partida.D. Em caso de bola presa, a saída de bola será definida por sorteio (par ou impar).E. O atleta pode conduzir, andar ou cometer infrações quando estiver com a posse de bola para fazer o drible, poderá partir para a cesta ou finalizar com arremesso.F. O tempo máximo de posse de bola é de 20 segundos, sendo que o tempo de ultrapassagem da defesa para o ataque é 8 segundos.G. Não tem três segundos (permanência do jogador no garrafão).H. O sistema de defesa adotado pela equipes será o INDIVIDUAL. O árbitro marcará FALTA TÉCNICA caso a equipe execute o sistema de marcação por zona.I. O revezamento ou substituição entre os seis integrantes da equipe ficará a critério da mesma, não havendo necessidade de comunicação à mesa ou ao árbitro.J. VALE 1 PONTO O DRIBLE EXECUTADO POR UM JOGADOR CASO ESTE CONSIGA PASSAR A BOLA ENTRE AS PERNAS DO ADVERSÁRIO, RECUPERANDO-A (CANETA). O ponto só será computado desde que o árbitro entenda que o drible foi executado propositalmente.K. VALE 2 pontos caso o jogador converta o arremesso posicionado-se a frente da linha de 3 pontos, delimitada em quadra.L. VALE DOIS PONTOS E MEIO SE O ATLETA FIZER A SOCADA COM UMA OU DUAS MÃOS.M. VALE 3 PONTOS CASO O JOGADOR CONVERTA O ARREMESSO REALIZADO ATRÁS DA LINHA DE 3 PONTOS E A FRENTE DA LINHA DE 4 PONTOS. N. VALE 4 (QUATRO) PONTOS, CASO O JOGADOR CONVERTA ARREMESSO DE TRÁS DA LINHA DE 4 PONTOS, DEMARCADA EM QUADRA.O. Será considerada vencedora a equipe que primeiro estabelecer a marca de 27 pontos ou obtiver a maior pontuação dentro do tempo regulamentar.P. Em caso de empate no tempo regulamentar, haverá um tempo extra de 2` (dois minutos). A equipe vencedora será a que converter a primeira cesta (Sorteio para a bola será no par ou impar). Caso o empate persista pelo tempo extra, adota-se como critério de desempate o Arremesso Livre Alternado. Três jogadores de cada equipe se apresentarão para realização dos arremessos alternado-se por equipes. Declara-se vencedora a Equipe que “converter a Cesta” desde que a outra equipe não converta seu arremesso.Q. Faltas pessoais e coletivas: 4 individuais (o atleta será eliminado da partida a partir da 5ª falta) e 4 coletivas (a partir da 5ª falta, será debitado 1 lance livre contra a equipe infratora e cobrado um lance livre (BOLA MORTA), mantendo a posse da bola a equipe que sofreu a falta.R. A falta em que o árbitro considerar que terá de ir para o lance livre, será cobrado(os) o(s) lance(s) livre(s) contra a equipe infratora e mantém a posse da bola.S. Será classificada como FALTA DE EDUCAÇÃO qualquer atitude considerada pelo árbitro ou Comissão Organizadora como anti-desportiva ou violenta, seja contra membros da organização, arbitragem, adversários, companheiros de equipe ou público presente. O infrator será punido com a desclassificação imediata do torneio.T. Atletas envolvidos em brigas corporais e conflitos diretos serão punidos com a exclusão durante 3 campeonatos. Aquele que provocar o conflito será desclassificado de todos os eventos esportivos realizados pela Cufa, cabendo à arbitragem e à comissão organizadora a interpretação dos fatos.U. Não será permitida o consumo de bebidas alcoólicas de qualquer natureza, tampouco será permitido fumar na quadra. V. Casos omissos serão resolvidos pela Organização, sendo suas resoluções de caráter irrecorrível.
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