terça-feira, 28 de outubro de 2008

CORTEJO CIRCENSE NA COMUNIDADE PANTANAL


A história do Circo no Brasil começa no século XIX com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua. O circo é umas das mais antigas artes de espectáculos do mundo. Teve origem em povos da Eurásia, na época a sociedade era constituida por três classes sociais; clero,(classe formada por membros da igreja)nobreza,(formada por reis, condes duques e pela alta burguesia) e a plebe (classe da qual a maior parte da população participava)o clero proibia manifestações culturais que criticassem a igreja de forma geral, daí surgiram os Saltimbancos, nômades que andavam em suas carroças pelas pequenas cidades fazendo peças e espetáculos, mascarados eles criticavam ao clero e a nobreza, a forma de pensar de todos que se submetiam ao poder dessas classes.

Hoje o circo é considerado arte, mais que isso, é inclusão social nas mãos de quem tem amor as artes circenses, prova disso são os grupos OFICINA ALTERNATIVA E SER CIRCO, que fez um lindo trabalho no domingo passado, dia 26 de outubro na comunidade Pantanal, entram em cortejo todos fantasiados levando junto consigo uma lona de circo diferentes de todas as outras, mas acolhedora onde crianças da comunidade puderam entrar.

Palhaços, malabaristas, pernas de pau, distribuição de nariz de palhaço, balas... Foi inesquecível para muitas crianças, que seguiram todo o cortejo sem dar pinta de cansaço. Temos certeza que essa ação vai está por muito tempo no coração e na cabeça da meninada.


OBRIGADO OFICINA ALTERNATIVA E SER CIRCO, VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA!

Nenhum comentário: