quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SEIDES LANÇA EDITAL PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS SOBRE A MULHER EM SERGIPE

Fortalecer o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas que abordem a temática da mulher em Sergipe. Foi com essa motivação que a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através da sua Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), lançou o Edital 001/2008, instituindo o Prêmio “Mulher e Igualdade de Gênero 1ª Edição”.
A premiação será concedida a profissionais atuantes em diferentes áreas, professores do Ensino Superior e estudantes de graduação e especialização que desenvolvem pesquisas sobre mulher e relação de gênero. O objetivo é socializar estudos e pesquisas nessa área, que servirão de subsídio para elaboração e implementação das políticas públicas para as mulheres em nosso Estado. O prazo para as inscrições começa teve início em 7 de outubro, e vai até o dia 7 de novembro.
O edital, que pode ser encontrado no site da Seides (www.seides.se.gov.br), faz parte da programação da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que acontece no mês de dezembro. No total, serão contemplados seis trabalhos em duas categorias. Três para monografias ou artigos científicos realizados por estudantes de graduação ou especialização e três para relatórios de pesquisa ou experiências realizadas por profissionais atuantes em diferentes áreas e professores do Ensino Superior. Os valores das premiações são respectivamente R$ 1.500 e R$ 3.000,00 para os três trabalhos mais relevantes em cada categoria. A comissão avaliadora do processo será formada por professores da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e Faculdade Pio Décimo.
Para a coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Neusa Malheiros, esse tipo de ação é fundamental para a implementação definitiva de uma política pública para as mulheres no Estado de Sergipe. “Nós sabemos que hoje existem diversos profissionais fazendo pesquisas nessa área, mas muitas vezes não são divulgados e um dos objetivos do prêmio é justamente dar visibilidade a essa produção científica. A política pública ganha corpo a partir desse tipo de mobilização e os estudos científicos vêm contribuir para dar visibilidade à situação da mulher no nosso Estado”, destacou Neusa.
“Este prêmio é de extrema importância pois estimula a mulher a refletir sobre sua condição e estimula a pesquisa e o pensar científico sobre as relações de gênero”, disse a secretária de Inclusão Social Ana Lucia Menezes. “Esta é uma ação do Governo Marcelo Déda para incentivar a pesquisa científica e fazer a sociedade voltar o olhar para as relações de gênero”, acrescentou Ana Lucia.
A premiação em dinheiro é uma ação do Banco do Estado de Sergipe (Banese). “A participação do Banese conosco só reforça a importância do prêmio e do tema”, finalizou a secretária.
Locais de inscrição
Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Seides - Rua Santa Luzia, 680, bairro São José
Núcleo de Estudos e Pesquisas de Gênero e Grupo de Estudos e Pesquisa de Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal de Sergipe - Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, Bloco Departamental 1, 1º andar, sala do Núcleo e Didática 2, 1º andar, sala do GEPEC, em São Cristóvão
Grupo de Estudos sobre a Mulher da Universidade Tiradentes - Av. Murilo Dantas, 300, Bloco D, sala 44, bairro Farolândia
Grupo de Estudos de Gênero da Faculdade Pio X - Rua Estância, 362/382, Centro, na Coordenação de Pedagogia, Campus 1 e Av. Tancredo Neves, 5655, Jabotiana Coordenação de Psicologia, Campus 3
Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade São Luís de França - Rua Laranjeiras, 1838, Centro
Sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracaju - Estação Cidadania, Praça Olímpio Campos, 208, Centro

Nenhum comentário: