
O conjunto de medidas, que pretende reorganizar o atendimento aos dependentes químicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), tem parceria dos Ministérios da Saúde, Educação e Justiça, além de entidades do terceiro setor como a Central Única das Favelas (Cufa). A meta é colocar em funcionamento cerca de 430 unidades de acolhimento até 2014, além de centros de especialidades e psiquiátricos.
Dilma ressaltou a importância do plano, que foi agrupado em três eixos: prevenção, cuidado (tratamento) e autoridade (repressão ao tráfico). O conjunto de ações tem previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014.
O eixo prevenção terá foco nas escolas, nas comunidades e na comunicação com a população. Serão capacitados 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para atuarem na prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Líderes comunitários também devem receber capacitação até 2014 e serão feitas campanhas específicas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack e de outras drogas.

Presentes na cerimônia, o Coordenador da CUFA\RS Manoel Soares e o Secretário Geral da CUFA Brasil Celso Athayde, consideraram a iniciativa bastante importante e um passo fundamental para o fortalecimento das ações e projetos que já vem sendo realizados pela CUFA e outras entidades em todo o país no enfretamento às drogas.
A partir de agora é juntar esforços para colocar em prática as medidas propostas.
Fonte: Redação da Rede Brasil Atual
Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR e Max Cavalcante\Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário