terça-feira, 17 de novembro de 2015

Peneira aumenta expectativa para a 1a edição da Taça dos Cajueiros

Por Aline Braga/A-Press



A comunidade do Povoado São Braz é conhecida na Grande Aracaju por sua ótima moqueca servida à beira do Rio do Sal. A partir de agora, no entanto, mais uma atividade que chama a atenção de muita gente ficará marcada de vez como característica do lugar: o futebol.


Isso porque a CUFA Sergipe realizou no último final de semana a peneira da 1a edição da Taça dos Cajueiros, versão da Taça das Favelas no estado. Durante todo o sábado, 14, os campos do São Braz viram os pés e pernas dos meninos talentosos, de vários locais de Nossa Senhora do Socorro, chutarem e correrem atrás da bola com a maior garra. Os jogos foram disputadíssimos e a galera, mesmo já cansada no final do dia, ficou totalmente animada para o início do campeonato, que acontece após a abertura oficial do dia 27 de novembro.



Para o lateral direito de 14 anos, Alef Canuto, que jogou pelo time Flusão, agora é treinar para esperar os próximos jogos. “[O jogo] foi um pouco difícil. O time não estava jogando muito bem. Pelo menos não perdemos nem ganhamos, empatamos”, explica. Já Cleverton de Jesus, 17 anos, acredita que todos os jogos darão trabalho, apesar de ter achado o jogo desse sábado bem fácil pra o seu time.





Os jovens, jogadores entre 14 e 17 anos, são integrantes de times da comunidade de Socorro e normalmente não participam de campeonatos grandes porque seus times não têm a documentação necessária exigida pela Federação.




De acordo com o integrante da CUFA Sergipe, Givanildo Santana, a Taça dos Cajueiros, além de promover a integração da comunidade socorrense, servirá como vitrine para esses talentos, já que representantes de times de base estarão presentes durante os jogos para identificar e conversar com possíveis jogadores profissionais no futuro. “Nesse primeiro momento, os garotos mostraram um bom empenho, chegaram no horário. E querem participar porque é uma coisa que já está dando certo , e o futuro deles está logo ali na frente”, comemora Givanildo.




A Taça dos Cajueiros, nesse momento, é um sinal claro da consolidação do trabalho da CUFA em Sergipe, de acordo com a opinião da coordenadora geral Verônica Paiva. “É um sonho de quem está jogando e de quem está realizando. Por um esforço de toda a equipe, até mesmo por Givanildo, que quis ser jogador e não pode. Hoje estamos conseguindo por meio do nosso trabalho que os meninos realizem uma parte dos sonhos deles. A gente acaba se realizando também”, diz.

Abertura oficial


A próxima atividade do calendário da Taça dos Cajueiros 2015 é a abertura oficial que acontece no estacionamento do Shopping Prêmio, em Socorro, no dia 27 de novembro, das 15 às 17 horas. Na programação, presença e depoimentos de atletas profissionais, parceiros da Central e palestras.



Isabela Bispo, também integrante da CUFA, responsável pela produção do evento, conta que tem sido um desafio muito grande contar com poucos recursos para alavancar o projeto. “Vamos fazer acontecer. É sempre um desafio, é sempre um querer fazer que move. Isso é ser CUFA”. A equipe já começou a contactar parceiros desde agora para viabilizar segunda edição com uma estrutura maior, podendo dar suporte para a inscrição de mais equipes.



Times participantes


Valencia (Piabeta)
ASCAPI (Piabetinha)
União Brasil (Novo Horizonte)
Real Albanensi (Conjunto Albano Franco)
Portuguesa Junior (Maria do Carmo)
Menino D´Avila (Conjunto João Alves)
AJESS (Marcus Freire III)
Os Amiguinhos (Marcus Freire II)
Juventus (Loteamento São Braz)
Juventude (Calumbi)
São Braz (Povoado São Braz)
Barrerense (Taiçoca de Fora)
Benfica (Parque dos Faróis)
União Fraterna (Sede de N. S. do Socorro)
Jardim Esporte (Conjunto Jardim II)
Santo André (Pai André)
Flusão Tricolor (Loteamento Cajueiro)
Santos (Santo Inácio)
Real Madri (Itacanema)




















Nenhum comentário: